Nascimento 15 de fevereiro de 1782
Pittsfied,
Massachusetts
Estados Unidos
Morte 20 de dezembro de 1849 (67 anos)
Hampton, New York
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano(a)
Ocupação Agricultor e pregador
William
Miller(Também conhecido no Brasil como Guilherme Miller) era um intelectual um
estudioso da Bíblia1 embora não tivesse uma educação bíblica formal e fosse
considerado um leigo2 3 4 5 6 , foi um dos pioneiros dos movimentos millerita e
adventista.
William Miller,
nasceu em Pittsfied, Massachusetts em 15 de Fevereiro de 1782. Casou com Lucy
P.Smith em 1803, indo morar em Poultney, Vermont onde era agricultor7 . Era o
mais velho de dezesseis filhos. Teve pouca educação formal, aprendeu a ler com
a mãe e frequentou a escola somente por dezoito meses 8 . Fora um leitor voraz
dos poucos livros que a família possuía: um saltério, uma Bíblia e um livro de
oração e esboçava poesia9 . Seu pai era um soldado da guerra revolucionária
americana.
Na vida adulta, Miller
embora sempre ligado ao campo, teve várias profissões e funções voluntárias,
sendo mayor, juiz de paz e xerife comissionado e militar. Recebeu o posto de
tenente de milícia em 1810, passou a capitão voluntário, no começo da guerra
entre os Estados Unidos e Reino Unido de 1812, e pouco mais tarde ingressou no
exército regular, com o posto de primeiro-tenente.
10 Pesquisas
bíblicas
Na sua juventude
cria na Bíblia e em outros livros como inspirados. Adotou, após o seu
casamento, o deísmo. Serviu como voluntário na guerra de 1812, terminando como
capitão em 1815. Em 1816 após ter assistido em sua igreja batista, a um
comovente apelo de um pregador, se volta com ardor a estudar a Bíblia. Sua
visão era de que a Bíblia, se fosse realmente a palavra de Deus, deveria
explicar por si só suas aparentes contradições.11
Entre 1816 e 1818
estudou intensivamente o livro usando apenas uma concordância bíblica de
Cruden. Começou no Gênesis e não avançava um versículo se não o tivesse
entendido. Um dia deparou com o texto que deveria marcá-lo para o resto da
vida: "até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será
purificado". Usando outros textos como Ezequiel 4:6 e 7 e outros mais,
concluiu que as 2300 tardes e manhãs representavam 2300 anos que teriam
começado em 457 A.C e terminariam em 1844 d. C.
Milenarismo
Desde 1818 ele
vinha reexaminando seus estudos, tendo cada vez mais a certeza de que estava
correta sua interpretação bíblica. Em 1831, então com 50 anos, embora tímido e
receoso, sentiu-se chamado para propagar suas descobertas. Começou a pregar a
princípio nas fazendas, depois vilas e por fim nas grandes cidades. Em 13 de
novembro 1833 houve uma chuva dos meteoros, algo que despertou na população
suspeitas de que ele realmente estivesse falando a verdade. Em 1838, estudando
o capítulo 8 e 9 do Apocalipse, chegou à conclusão de que exatamente em apenas
dois anos, ou seja, 1840, o Império Otomano, influente e poderoso na época,
seria desintegrado.
Um colega seu,
pastor Josias Litch, escreveu essas conclusões num periódico em 1838. Em 11 de
agosto de 1840, o Império Turco-Otomano passou por uma crise. Alguém da
imprensa secular lembrou do periódico e várias pessoas e líderes de diversas
confissões religiosas da América, aderiram ao movimento religioso que se chamou
de Adventismo ou Millerismo, pois aguardavam a volta de Jesus para muito breve.
Miller nunca
marcou um dia exato para a volta de Cristo, apenas o período que deveria
acontecer; entre a primavera de 1843 e a primavera de 1844. Seus estudos das
Escrituras nesse períodos levou-o a estabelecer outras crenças distintas. Suas
descobertas principais eram:
1 - Que Cristo
voltaria ao final dos 2300 anos de Daniel 8:14, de maneira pessoal e visível,
nas nuvens dos céus.
2 - Que os justos
mortos ressuscitariam incorruptíveis e os justos vivos seriam transformados
para a imortalidade, sendo ambos levados juntos para reinarem com Cristo nesta
Terra renovada após os mil anos(I Tessalonicenses 4:16 e 17).
3 - Que os santos
seriam apresentados a Deus.
4 - Que a Terra
seria destruída pelo fogo ao final dos mil anos(Apocalipse 20:9 e 10);
5 - Que os ímpios
vivos morreriam na vinda de Cristo e aguardariam na sepultura a sua
ressurreição e condenação (Apocalipse 20:5).
6 - Que o único
milênio ensinado na Bíblia eram os mil anos que se seguiriam à ressurreição dos
justos por ocasião da Vinda de Jesus(Apocalipse 20:4 e 7).
O Grande
Desapontamento
Como isso não
aconteceu, ele e seus companheiros procuraram achar onde estava o erro. Um
pastor, chamado Samuel Snow, sugeriu que Cristo viria, não na primavera, mas no
outono daquele ano, exatamente no dia do juízo que acontecia no 10º dia do
sétimo mês no calendário judaico rabinista, que naquele ano cairia no dia 22 de
outubro de 1844. A purificação que era feita no santuário israelita, que era um
antítipo do santuário celestial, acontecia neste dia, portanto, concluiu Snow,
Cristo também, o sumo sacerdote, viria a este mundo mundo buscar Seu povo. Esta
data foi chamada o Dia do Grande Desapontamento.
Passou. E no dia seguinte parecia
que todos os demônios do abismo foram soltos. As mesmas pessoas e muitas mais
que estavam clamando por misericórdia dois dias antes, misturavam-se agora com
ralé, caçoando e ameaçando com blasfêmias
— Guilherme
Miller12
Após o Grande
Desapontamento
Após o Grande
Desapontamento apareceram alguns proponentes outras datas e se disseminaram
várias doutrinas. Em 29 de janeiro de 1845 Miller e seus adeptos foram
expelidos da igreja batista13 . Decididos que o movimento não deveria mais
apoiar data alguma, em abril de 1845 Miller e Himes convocam uma Conferência
Mútua de Adventistas em Albany, Nova Iorque, onde participaram 61 delegados do
movimento14 . Embora fora redigido uma declaração de princípios comum e afirmado
o compromisso de realizar a conferência anualmente sob o nome de Conferência
Geral dos Crentes do Segundo Advento, nessa ocasião revelou-se que o movimento
já estava dividido.15 . Tal divisão dava-se principalmente pela questão da
doutrina da porta da salvação se fecharem aos que não esperaram Jesus Cristo em
1844. 16
Enfermo, Miller
retorna a sua fazenda em Low Hampton, Nova Iorque. Em 1848 Miller constrói uma
capela em sua propriedade para o culto dos adventistas depois que ele e sua
família foram expulsos de sua igreja batista local17 18 William Miller morreu
em 20 de dezembro de 1849 convicto de que sua interpretação estava certa.
Hoje o movimento
adventista, em suas variadas denominações, são resultantes da hermenêutica de
William Miller.


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